Cuidar das baterias dos portáteis nunca é fácil.
Embora a maioria de nós os utilize ligados à rede eléctrica a maior parte do tempo, quando usamos o nosso portátil com uma bateria, apercebemo-nos de que dura apenas alguns minutos. Como pode ter-se avariado tão rapidamente? Há algo que possamos fazer para manter a bateria em melhores condições durante mais tempo? Devemos descarregá-la de vez em quando? É melhor usar o portátil com a bateria ou ligado à rede?
A verdade é que dar uma resposta clara a estas questões é muito complicado, porque mesmo os fabricantes não estão de acordo. No entanto, neste artigo tentaremos trazer à tona os pontos em que todos concordam; e que lhe permitirão prolongar a duração da bateria do seu portátil.
Sobre o que são as bataerias dos computadores portáteis de hoje?
As baterias dos computadores portáteis actuais são baterias de iões de lítio (Li-ion) ou de polímero de lítio (LiPo), que são praticamente a mesma coisa.
Duração média da bateria do portátil
As baterias para computadores portáteis são concebidas para suportar cerca de 500 ciclos de carga completa. Isto significa que se descarregarmos a nossa bateria apenas de 100% a 50%, por exemplo, podemos fazer cerca de 1000 cargas e descargas. Na realidade mais (1100-1200), uma vez que as descargas parciais são muito menos agressivas em baterias do que as descargas completas.
O que NÃO deve fazer para prolongar a vida da sua bateria
As baterias desgastam-se com o tempo, quer as utilizemos ou não. Mas isso não significa que não haja formas de cuidar melhor deles. Portanto, vamos ver maus hábitos que irão deteriorar a vida das suas baterias:
Descarregar completamente a bateria. As baterias de iões de lítio sofrem muito quando a carga cai abaixo dos 20%. É por isso que é melhor não apressar a bateria e ligar o portátil ao carregador antes que este atinja esse nível.
O calor danifica as baterias e os computadores portáteis, especialmente os utilizados para gaming. É por isso que, se vamos utilizar o portátil ligado ao carregador, a melhor coisa a fazer é remover a bateria. Desta forma, evitaremos que seja danificado pelas altas temperaturas. No entanto, muitos computadores portáteis modernos têm baterias que não são removíveis.
Armazenar a bateria a um nível de carga elevado.
Se vai passar muito tempo sem utilizar a bateria do seu portátil, a melhor maneira é armazená-lo num local fresco e seco; e com uma carga de 50-60%. Estes níveis de carga são os menos prejudiciais para a bateria se esta for armazenada por longos períodos de tempo. De facto, ao comprar um novo telemóvel, tablet ou computador portátil, veja a percentagem de carga que a bateria tem. Na maioria dos casos, eles estarão em torno destes valores. É assim que deixam a fábrica, para que a bateria mantenha a melhor saúde possível, mesmo que seja armazenada por longos períodos de tempo num armazém.
É possível sobrecarregar as baterias?
Não há forma de sobrecarregar as baterias dos computadores portáteis, mesmo que deixemos o computador sempre ligado. Quando a carga da bateria atingir 100%, o carregador deixará de carregar a bateria e o portátil funcionará directamente a partir do cabo de alimentação, sem utilizar a bateria.
Quando a bateria fica um pouco fraca, o carregador irá carregar a bateria novamente até atingir 100%.
Alguns computadores portáteis podem limitar o nível máximo de bateria em que podem ser carregados. Alguns computadores portáteis Lenovo fazem isto através de um programa e os computadores portáteis Dell através de definições UEFI.
Desta forma, podemos ter a bateria a níveis de carga entre 50 e 60%, enquanto continuamos a utilizar o computador ligado à corrente.
Devo ou não deixá-lo ligado à corrente?
É uma das perguntas mais comuns e uma das mais difíceis de responder.
Por um lado, temos de deixar a bateria a 100% da sua capacidade, reduz a sua vida útil. Mas ao fazer os ciclos de descarga e carga, estamos também a diminuir a sua vida útil.
A Apple costumava desencorajar deixar os MacBooks sempre ligados à corrente, mas removeram esse ponto da sua página de manutenção da bateria há alguns anos.
Por outro lado, muitos fabricantes aconselham que mesmo que utilize o seu computador com corrente, deve descarregá-lo e carregá-lo pelo menos uma vez por mês. Isto ajuda a manter os fluidos da bateria em bom estado e, por sua vez, ajuda a calibrar a bateria.
Calibrar a bateria não aumenta a sua duração, mas ajuda o sistema operativo a conhecer o valor real da carga. Se a bateria não estiver devidamente calibrada, o Windows, por exemplo, pode pensar que lhe resta 20% de bateria quando está realmente 0%, e o portátil pode de repente desligar-se, sem aviso prévio.
Conclusões:
Todas as baterias se desgastam com o tempo e com o uso, armazenam cada vez menos carga.
Temos de carregar a bateria antes de esta descer abaixo dos 20%.
Se utilizarmos o portátil ligado ao carregador:
Se a bateria for removível, é melhor retirá-la e armazená-la num local seco e fresco com 60% de carga.
Se a bateria não for removível, pelo menos uma vez por mês, devemos descarregar e carregar a bateria.
Ao manter o nosso portátil mais fresco, podemos aumentar a duração da bateria. Para o fazer:
Podemos colocar o portátil sobre uma base com ventiladores, que ajudam a arrefecer.
A redução da tensão da CPU e GPU é também conhecida como subvoltagem.
Elimina todas as aplicações desnecessárias que apenas consomem recursos e aumentam a utilização de CPU.
Se o nosso bloco de notas pode limitar o nível de carga do nosso computador, podemos configurá-lo a 80%. Desta forma, quando a bateria é carregada, carregará apenas até esse valor, não até 100%. Aumentando a sua duração de vida.
Se precisa de uma bateria nova porque a sua dura apenas alguns minutos, temos disponiveis na nossa loja online uma grande variedade de baterias para computadores das diversas marcas.
Deixar um comentário